terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Hoje é o dia que tem fama de ser divisor de tempos, o último dia do ano. Para 2013 um sonho em projeto, saltando da minha mente e das páginas de outras vidas para as páginas de um livro, destinado a outras mentes.

"Futebol Ferroviário" surge a partir das minhas passagens diárias aos arredores da Favela dos Ciganos, em Utinga, Santo André. Cursei o Ensino Superior na Universidade ao outro lado da ferrovia. Para voltar para casa, passava todos os dias pelo centro comercial da favela. Ali, além dos campinhos de terra que beiram a linha do trem, vê-se um mundo diferente: músicas, cultura, crianças, comércio, tudo diferente. A proposta agora é pesquisar, entrevistar pessoas e contar essas histórias, com um tempero aqui e outro ali de ficção, adentrando as diferenças dos nossos iguais.

Quanto a mim, toco um pouco de violão, canto e componho. Faltou apresentar-me, mas direi o necessário conforme necessário for. Não sou o foco aqui, a arte e o uso dela em favor da retratação da realidade, da manifestação de opiniões e como forma de protesto é o que vos apresento no eixo central destas pontuações. Pois bem, sei que irei me inspirar ao longo das pesquisas e com isso também pretendo  tecer canções e gravá-las. Voilà! A obra estará completa.

Desejo a todos um 2013 cheio de sonhos e determinação para realizá-los. E que finalmente "Futebol Ferroviário" se desprenda das minhas ideias (minhas entranhas) e nasça para o mundo real.

3 comentários:

  1. Estou muito animada com este projeto! Espero ser uma colaboradora, mesmo sendo aqui uma mera leitora, e fora do espaço virtual, uma mera ouvinte. Mas garanto que serei uma das mais atentas! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Preta. Você é o meu apoio e o meu impulso.

    ResponderExcluir
  3. Foi feito uma pesquisa de Baby Pignatari, que levou certo tempo, e um dos capítulos fala de Utinga, Santo André.
    “Os Empresários Ciccillo Matarazzo e Giulio Pignatari”
    http://carlosfatorelli27013.blogspot.com.br/2011/11/os-empresarios-ciccillo-matarazzo-e.html
    Agradeço comentário, pesquiso o futebol de várzea e suas influências nas comunidades.
    Fatorelli

    ResponderExcluir