quinta-feira, 3 de janeiro de 2013


Vejam só! A matéria encontrada que irei postar hoje na íntegra, está datada em março de 2002. Observem bem: 2002! Se a favela continua lá, logo...


VIZINHOS DE OLEODUTO EM SANTO ANDRÉ SERÃO RETIRADOS
Raymundo de Oliveira
Do Diário do Grande ABC


A Transpetro, subsidiária da Petrobrás, vai retirar cerca de 50 famílias que vivem próximas à área de oleoduto da empresa no bairro de Utinga, em Santo André. O projeto prevê a remoção de famílias que ocupam barracos de madeira e casas de alvenaria na favela dos Ciganos – a área pertence à Rede Ferroviária Federal. Na região, a favela faz parte de um projeto-piloto de remoção em áreas de risco.
A intenção da estatal é desocupar uma área que fica próxima da faixa de 15 m por onde passam os oleodutos da Petrobrás. Pelo alto risco, este trecho é considerado não-edificável. Mais 5 m ao longo da faixa são considerados áreas de segurança. Segundo informações da assessoria de imprensa da Transpetro, o projeto de retirada está em fase final de conclusão, mas ainda não há detalhes disponíveis sobre como será feita a operação, o valor a ser gasto com indenizações aos moradores e quando deve ser feita a retirada.
Além da favela dos Ciganos – que recebeu este nome porque foi inicialmente ocupada por ciganos –, a Transpetro também desenvolve projetos de desocupação nas faixas de dutos em outras áreas da Região Metropolitana de São Paulo. No Grande ABC, a rede de dutos da Petrobrás liga os terminais de Santos e São Caetano e passa pelos municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires.
O projeto na favela dos Ciganos começou no fim do ano passado e os moradores já foram cadastrados pela Transpetro. Os cadastros começaram a ser feitos na segunda quinzena de janeiro. A expectativa dos moradores é que, ainda neste mês, a Transpetro volte a entrar em contato com eles para definir a proposta de retirada.
Os cadastrados contaram que a proposta da estatal é pagar uma indenização a quem tiver de abandonar sua casa. A assessoria de imprensa da Transpetro informou que ainda não foi concluído o projeto de desocupação da área da favela e que, por este motivo, ainda não está confirmado se os moradores serão indenizados.
Em outros projetos de retirada de moradores em áreas de dutos da Petrobrás, a estatal fez convênios com prefeituras para a transferência das pessoas para unidades de habitação popular.
Barraco  – O desempregado Leonício Oliveira Borges, 32 anos, mora com a mulher e quatro filhos em um barraco na favela dos Ciganos. Ele disse que se mudou para o local há um ano e seis meses, depois de ter comprado o barraco por R$ 1 mil. Borges disse que pagava R$ 150 por mês de aluguel por uma casa em Utinga, mas teve de deixar o imóvel depois que ficou desempregado.
Borges disse que respondeu ao cadastro feito pela Transpetro e que espera ser indenizado para poder comprar um imóvel e se mudar da favela. “Aqui a gente não tem nem o que comer direito”, disse.

Fonte: http://www.dgabc.com.br/News/90000267404/vizinhos-de-oleoduto-em-santo-andre-serao-retirados.aspx?ref=history

Nenhum comentário:

Postar um comentário