Por que Futebol Ferroviário?
Futebol: Alienação, pão do povo, circo.
Ferrovia: O progresso às custas do sacrifício da classe operária.
Farei breve explicação, posto que o tema exige um maior aprofundamento. O que sabemos a respeito da semelhança entre ferrovias e futebol? Que ambos provém da Inglaterra. Até aqui nenhuma novidade. Mas seria essa uma coincidência? Não! Vejam que o futebol e o rugby na Inglaterra eram vistos como desportos violentos, coisa para gente bárbara e sem cultura. A aristocracia os desdenhava, preferindo a prática da esgrima, caça e equitação. Pois bem! O que fez com que eles mudassem de ideia e posteriormente, em 1863, fundassem a Football Association, fazendo com que se criasse regras para a prática do jogo entre as equipes? O caso é que no auge da Revolução Industrial na Inglaterra, o proletariado passou a se enxergar cada vez mais como "classe" e o futebol, esporte violento, ocasionava perdas para a burguesia que sofria baixa dos operários pelo motivo principal de lesões. Ora! Nada melhor para a burguesia industrial do que controlar (com a criação das regras) um jogo praticado pelo proletariado.
Inicia-se, no começo do século XX, o futebol. O mesmo se deu com a vinda da estrada de ferro no noroeste paulista no final do século XIX e começo do século XX.
"Há 115 anos, mais precisamente no dia 14 de abril de 1895, era disputada a primeira partida oficial de futebol no Brasil, em um campo na Várzea do Carmo, entre a SPR - São Paulo Railway, primeira estrada de ferro paulista, onde jogava Charles Miller [considerado o "pai" do esporte por aqui], e a Companhia de Gás. O placar foi de 4 a 2 para os ferroviários. No entanto, a ligação entre o esporte e a ferrovia é tão antiga quanto a própria origem desse meio de transporte no Brasil. A verdadeira "paixão nacional" nasceu, justamente, nos trilhos que impulsionaram o desenvolvimento de São Paulo. |
Assim, brevemente explicado, deixo também uma foto do campinho de terra utilizado pelas crianças da Favela dos Ciganos para a prática do futebol. Parece sátira, é realidade: Os trilhos do progresso (Estação Utinga), os campos de futebol (primeiro plano de visão para a favela) e a favela, todos sob solos pertencentes à Rede Ferroviária Federal.
Outras fontes:
http://carlosfatorelli27013.blogspot.com.br/2010/10/brasil-e-o-opio-do-povo-futebol.html
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1807-55092010000200008&script=sci_arttext
http://tarsomartins204.blogspot.com.br/2007/04/as-origens-do-futebol-inglaterra-sc-xix.html
http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/football-club-inc-origem-esporte-revolucao-industrial-436039.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário