sexta-feira, 4 de janeiro de 2013



Por que Futebol Ferroviário?

Futebol: Alienação, pão do povo, circo.
Ferrovia: O progresso às custas do sacrifício da classe operária.

Farei breve explicação, posto que o tema exige um maior aprofundamento. O que sabemos a respeito da semelhança entre ferrovias e futebol? Que ambos provém da Inglaterra. Até aqui nenhuma novidade. Mas seria essa uma coincidência? Não! Vejam que o futebol e o rugby na Inglaterra eram vistos como desportos violentos, coisa para gente bárbara e sem cultura. A aristocracia os desdenhava, preferindo a prática da esgrima, caça e equitação. Pois bem! O que fez com que eles mudassem de ideia e posteriormente, em 1863, fundassem a Football Association, fazendo com que se criasse regras para a prática do jogo entre as equipes? O caso é que no auge da Revolução Industrial na Inglaterra, o proletariado passou a se enxergar cada vez mais como "classe" e o futebol, esporte violento, ocasionava perdas para a burguesia que sofria baixa dos operários pelo motivo principal de lesões. Ora! Nada melhor para a burguesia industrial do que controlar (com a criação das regras) um jogo praticado pelo proletariado.
Inicia-se, no começo do século XX, o futebol. O mesmo se deu com a vinda da estrada de ferro no noroeste paulista no final do século XIX e começo do século XX. 

"Há 115 anos, mais precisamente no dia 14 de abril de 1895, era disputada a primeira partida oficial de futebol no Brasil, em um campo na Várzea do Carmo, entre a SPR - São Paulo Railway, primeira estrada de ferro paulista, onde jogava Charles Miller [considerado o "pai" do esporte por aqui], e a Companhia de Gás. O placar foi de 4 a 2 para os ferroviários. No entanto, a ligação entre o esporte e a ferrovia é tão antiga quanto a própria origem desse meio de transporte no Brasil. A verdadeira "paixão nacional" nasceu, justamente, nos trilhos que impulsionaram o desenvolvimento de São Paulo.
 
De acordo com documentos do livro "SPR –Memórias de uma Inglesa", escrito pelos funcionários da CPTM, Moysés Lavander e Paulo Mendes, o futebol já era praticado no final do século XIX, em Paranapiacaba, um alojamento dos trabalhadores da SPR, atual Linhas A e D da CPTM. Uma planta do projeto de construção da Vila Nova em Alto da Serra, provavelmente de 1894, mostrava um campo de futebol. Charles Miller, brasileiro, nascido no bairro paulistano do Brás, retornou da Inglaterra onde estudara, em 1895, trazendo as regras do esporte, bolas, chuteiras e uniformes. De 1895 a 1898, Miller trabalhou na SPR, no setor de almoxarifado e divulgava o novo esporte."



Assim, brevemente explicado, deixo também uma foto do campinho de terra utilizado pelas crianças da Favela dos Ciganos para a prática do futebol. Parece sátira, é realidade: Os trilhos do progresso (Estação Utinga), os campos de futebol (primeiro plano de visão para a favela) e a favela, todos sob solos pertencentes à Rede Ferroviária Federal.



Outras fontes:

http://carlosfatorelli27013.blogspot.com.br/2010/10/brasil-e-o-opio-do-povo-futebol.html

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1807-55092010000200008&script=sci_arttext

http://tarsomartins204.blogspot.com.br/2007/04/as-origens-do-futebol-inglaterra-sc-xix.html

http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/football-club-inc-origem-esporte-revolucao-industrial-436039.shtml

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