terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Favela está para tráfico de entorpecentes como política está para corrupção. É triste a realidade, mas a realidade é a maior solidez que existe. No Brasil, o tráfico efetivamente se inicia na década de 1980, com o Comendo Vermelho, no Estado do Rio de Janeiro. Drogas ilícitas passam a ser vendidas por moradores das favelas que encontram nele a fonte do dinheiro, do poder e do reconhecimento. Do Rio passa-se a enviar a droga a outros Estados, principalmente para São Paulo. Em 2000, os “laços” entre Rio e São Paulo se solidificam quando o CV faz parceria com o PCC (Primeiro Comando da Capital), facção criminosa paulista, e juntos passam a traficar drogas.

Não é nenhuma surpresa que o tráfico também exista na Favela dos Ciganos. O Diário do Grande ABC (Fonte que tem sido essencial às minhas pesquisas) traz matérias como:

Encontrados 5 kg de cocaína e maconha na favela do Cigano

(http://www.dgabc.com.br/News/90000527132/encontrados-5-kg-de-cocaina-e-maconha-na-favela-do-cigano.aspx?ref=history) /maio de 2006.


Traficante é preso na Favela dos Ciganos

(http://www.dgabc.com.br/News/5776282/traficante-e-preso-na-favela-dos-ciganos.aspx)/ novembro de 2009.


Tiroteio em favela ajuda PM a achar laboratório de drogas

(http://www.dgabc.com.br/News/5982181/tiroteio-em-favela-ajuda-pm-a-achar-laboratorio-de-drogas.aspx)/ setembro de 2012.



... E que conste nos autos.


Outras fontes: http://pessoas.hsw.uol.com.br/trafico-de-drogas3.htm

http://soulbrasileiro.com.br/main/rio-de-janeiro/problemas-sociais/trafico-de-drogas-e-faccoes/trafico-de-drogas-e-faccoes/

2 comentários:

  1. Esse blog está melhor a cada post! Parabéns pelo ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Preta! Fico muito feliz com sua opinião e devo dizer que você tem mérito em tudo por aqui.

    ResponderExcluir